Presidente sul-africano segue mediação resolver crise no Zimbábue

Harare, 11 ago (EFE).- O presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, segue hoje em Harare em sua mediação para conseguir a formação de um Governo de união nacional no Zimbábue entre a governamental União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF) e o opositor Movimento para a Mudança Democrática (MDC).

EFE |

Mbeki, que chegou no sábado a Harare e tinha previsto retornar ontem a Pretória, permaneceu para facilitar as conversas entre o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, e os líderes opositores Morgan Tsvangirai e Arthur Mutambara, que se reuniram novamente hoje após as 14 horas de encontro tiveram ontem.

Mugabe disse que espera alcançar um acordo hoje mesmo para formar um Governo de união nacional, com a mediação de Mbeki, encarregado pela Comunidade para o Desenvolvimento da África Meridional (SADC) de facilitar as negociações.

O governante sul-africano, que assumirá no próximo fim de semana a Presidência da SADC, em uma cúpula da organização que será realizada em Johanesburgo, espera chegar a um acordo antes desse evento. EFE sk/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG