Presidente sul-africano chega ao Zimbábue para mediar negociações

Harare, 9 ago (EFE).- O presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, chegou hoje a Harare para mediar as negociações entre Governo e oposição do Zimbábue para a formação de um Governo de união nacional que permita que o país saia da crise política.

EFE |

No aeroporto de Harare, o presidente zimbabuano, Robert Mugabe, recebeu Mbeki, designado mediador para o conflito do Zimbábue pela Comunidade para o Desenvolvimento dos países do Sul da África (SADC, na sigla em inglês), e que conta com o apoio de representantes das Nações Unidas e da União Africana (UA).

Segundo a imprensa sul-africana e zimbabuana, a visita de Mbeki aponta que poderia estar pronto um acordo entre o partido do Governo, a União Nacional Africana do Zimbábue Frente Patriótica (Zanu-PF), e o da oposição, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC), para a formação de um novo executivo.

Além de com Mugabe, Mbeki, que deve retornar amanhã à África do Sul, anunciou que se reunirá com o líder do MDC, Morgan Tsvangirai, e com Arthur Mutambara, dirigente de uma facção desligada dessa legenda opositora. EFE sk/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG