Presidente sudanês visitará Darfur no domingo

O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, fará uma visita no domingo a Darfur, declarou nesta quarta-feira um governador local citado pela agência estatal Suna.

AFP |

A informação foi veiculada antes do anúncio da emissão de uma ordem de prisão da Corte Penal Internacional (CPI) contra Al-Bashir.

"Omar al-Bashir visitará no domingo El-Facher (capital de Darfur Norte)", informou o governador dessa província, Osman Yusuf Kibir.

Até o momento não foi possível confirmar a informação com a presidência sudanesa.

A CPI emitiu nesta quarta-feira uma ordem de prisão contra o presidente sudanês por crimes de guerra e crimes contra a humanidade em Darfur.

Trata-se da primeira ordem de prisão da CPI contra um chefe de Estado desde que o tribunal começou a funcionar em 2002.

Al-Bashir havia advertido na véspera que a decisão da CPI não teria qualquer valor, mas o promotor da CPI, Luis Moreno Ocampo, alertou que o Sudão está obrigado a executar a ordem de prisão contra o presidente.

"O Sudão não vai cooperar com a Corte Penal Internacional (CPI)", declarou, por sua vez, o ministro da Justiça sudanês, Abdel Basit Sabdarat, falando à tv Al-Jazeera logo após a divulgação da notícia.

Em 14 de julho de 2008, Ocampo pediu a prisão de Al-Bashir, de 65 anos, à frente do maior país da África desde 1989.

A CPI é o único tribunal permanente competente para julgar crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio. Desde 2005 investiga a situação na província sudanesa ocidental de Darfur, depois de uma resolução nesse sentido do Conselho de Segurança da ONU.

axr/mlm/cn/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG