Presidente sudanês será convidado à cúpula da UA em Trípoli

Trípoli, 12 abr (EFE).- O presidente sudanês, Omar al-Bashir, sobre quem há uma ordem de detenção ditada pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), será convidado a participar da cúpula da União Africana (UA) em julho, em Trípoli, informou hoje a imprensa líbia.

EFE |

"O presidente sudanês será convidado à cúpula de chefes de Estado da União Africana, assim como todos os outros presidentes cujos países são membros da organização", afirmou o secretário-geral da Comunidade de Estados do Sael e do Saara (CEN-SAD), o líbio Mohamed al-Madani al-Azhari.

O responsável líbio disse que a UA adotou "uma postura clara e de apoio" a Bashir em relação à ordem de detenção do TPI e que "está absolutamente claro que será convidado a participar da cúpula".

A Corte internacional emitiu no começo de março uma ordem de detenção contra Bashir, acusado de crimes de guerra e contra a humanidade no conflito da região sudanesa de Darfur.

A UA, cuja Presidência rotativa atualmente está a cargo do líder líbio, Muammar Kadafi, rejeitou o mandato da Corte internacional e o considerou "injustificado e contra todas as regras do direito internacional". EFE fa-sk-jg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG