Presidente sudanês quis desafiar TPI com viagem à Eritréia, diz especialista

Nairóbi, 23 mar (EFE).- O presidente sudanês, Omar al-Bashir, tentou hoje demonstrar com sua visita à Eritréia que ignora a ordem de detenção emitida contra si pelo Tribunal Penal Internacional e que pode viajar ao exterior, disse à Agência Efe Fouad Hikmat, especialista do International Crisis Group (ICG).

EFE |

Por sua vez, o ministro da Informação da Eritréia, Ali Abdo Ahmed, informou à Efe por telefone em Asmará que "(a visita) responde a um convite por parte do presidente eritreu, Issaias Afewerki, para expressar sua solidariedade na luta contra a injusta ordem de detenção do TPI".

"Além disso, a Eritréia e o Sudão são países com boas relações que, agora, querem melhorar seus laços econômicos e comerciais, para o que Bashir manterá reuniões com delegações de alto nível", disse Ahmed.

A viagem do líder sudanês à Eritréia é a primeira que faz depois que o TPI emitiu, em 4 de março, uma ordem internacional de captura contra ele e, segundo o Hikmat, especialista em Chifre da África, "é a evidência de que o presidente (sudanês) despreza a iniciativa da corte".

"Supõe uma mensagem muito clara: que, para ele, a ordem não existe, e que pode se movimentar com liberdade por onde quiser, embora, desta vez, seja só até a porta do lado (a Eritréia faz divisa com o Sudão) e não tenha tido que passar por nenhum aeroporto internacional" de um terceiro país.

Hikmat esclareceu que desconhece a agenda da visita, mas insiste em que "se trata de um gesto simbólico, de uma demonstração de força e independência, apesar de a Eritréia não desempenhar um papel importante nem em escala internacional nem em nível regional".

Para a Eritréia, prossegue o especialista de ICG, "é um posicionamento contra o Ocidente e uma forma de reforçar laços com o Sudão, país que lhe interessa como via comercial para seus recursos ao não dispor de boas relações com a vizinha Etiópia". EFE.

pa/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG