Presidente sudanês promete realizar eleições gerais em 2009

Cartum, 25 nov (EFE) - O presidente sudanês, Omar Hassan Ahmad al- Bashir, prometeu hoje realizar eleições presidenciais e legislativas livres e limpas em 2009.

EFE |

O anunciou foi feito em discurso pronunciado no Palácio Presidencial de Cartum após presidir a cerimônia de posse dos novos membros da Comissão Eleitoral e do Conselho de Partidos Políticos.

Ele destacou que a aprovação, por parte do Parlamento sudanês, dos novos membros desses dois órgãos representa "um passo importante para a realização do pleito geral".

Nesse sentido, o presidente sudanês destacou que, "nos próximos dias", serão ratificadas novas leis nos âmbitos da segurança, da imprensa e dos direitos humanos, "que complementarão as medidas de uma mudança democrática no país".

A realização de eleições gerais no Sudão é um dos principais pontos incluídos no acordo de paz assinado em janeiro de 2005 entre o Governo e o Exército de Libertação do Povo Sudanês (SPLA), e que colocou fim a uma guerra de 21 anos entre o norte árabe muçulmano e o sul cristão animista.

Segundo esse tratado, as eleições devem ocorrer antes de julho de 2009. EFE az/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG