Presidente sudanês participará de cúpulas em Catar

Cartum, 15 mar (EFE).- O Governo sudanês confirmou a participação do presidente Omar al-Bashir nas cúpulas árabes previstas para os próximos dias 30 e 31 no Catar, informou hoje o jornal independente sudanês Al-Ray al-Am.

EFE |

Segundo o jornal, o ministro de Estado para Assuntos Exteriores sudanês, Ali Kerti, disse ontem à noite que Bashir assistirá tanto à cúpula da Liga Árabe que será realizada em 30 de março quanto à reunião de chefes de Estado árabes e sul-americanos que haverá no dia seguinte.

O presidente sudanês, contra quem o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu no último dia 4 uma ordem de detenção por crimes de guerra e de lesa-humanidade em Darfur, anunciou sua decisão de assistir às cúpulas de Doha depois que recebeu ontem o convite oficial do Catar para estes encontros.

Após o anúncio, fontes do TPI disseram que esse tribunal "conta com a cooperação do Catar" para deter Bashir, já que a ordem de detenção pode ser aplicada se ele sair do Sudão, segundo as redes de televisão árabes "Al Jazira" e "Al Arabiya".

O Catar não assinou o Estatuto de Roma que criou o TPI, com sede em Haia, mas os juízes desse tribunal consideram que, como é membro na ONU, deve atender à resolução do Conselho de Segurança que solicita todos os Estados a cooperar com o TPI. EFE hh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG