Presidente sírio pede à UE mais esforços contra bloqueio israelense a Gaza

Damasco, 30 nov (EFE) - O presidente sírio, Bashar al-Assad, pediu hoje à União Européia (UE), e principalmente à França, para que exerça mais esforços para levantar o bloqueio israelense sobre a Faixa de Gaza, segundo a agência de notícias síria Sana.

EFE |

Assad fez as declarações após se reunir, hoje, com dois enviados franceses, Claude Guéant, secretário-geral da Presidência francesa, e Jean-David Levitte, principal conselheiro diplomático do presidente Nicolas Sarkozy, que chegaram hoje a Damasco.

Durante a reunião, Assad pediu à França e à UE que "trabalhem para levantar o bloqueio imposto sobre o povo palestino em Gaza, que agrava a situação humanitária", destacou a "Sana".

Nesse sentido, Assad qualificou de "muito importantes" os esforços desenvolvidos pela França, que exerce a Presidência semestral do bloco, para encontrar soluções aos diferentes problemas da região.

O bloqueio israelense sobre Gaza teve início depois que o grupo islâmico Hamas assumiu o controle da faixa em junho de 2007, após expulsar as forças leais ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, líder do movimento nacionalista Fatah. EFE gb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG