possibilidade de paz com Israel - Mundo - iG" /

Presidente sírio diz que há possibilidade de paz com Israel

Paris, 2 set (EFE).- O presidente sírio, Bashar al-Assad, disse hoje que atualmente há uma possibilidade de paz com Israel, às vésperas de uma cúpula entre seu país, Turquia, França e Catar em Damasco, na qual serão abordadas as negociações indiretas entre Síria e o Estado judeu.

EFE |

"Estamos preparando negociações diretas. Quando chegarmos a essa etapa, poderemos dizer que nos aproximamos da paz. Hoje podemos dizer só que abrimos a porta para à paz", declarou Assad em uma entrevista à televisão "France 3".

Síria e Israel estão formalmente em guerra desde 1948, embora tenham assinado acordos de cessar-fogo.

Nicolas Sarkozy, chefe de Estado francês e presidente rotativo da União Européia (UE), inicia amanhã uma visita de dois dias a Damasco, a primeira de um presidente da França desde 2002.

Na quinta-feira, ele participará de uma cúpula com Assad, presidente rotativo do Conselho da Liga Árabe, o emir do Catar, xeque Hamad Bin Khalifa al-Thani, que preside o Conselho de Cooperação do Golfo, e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

As negociações indiretas entre Síria e Israel serão o centro da reunião, segundo fontes do Palácio do Eliseu, embora também vá se falar em Líbano.

A Turquia patrocinou as quatro rodadas de negociações indiretas entre Síria e Israel realizadas desde maio e está previsto que a próxima aconteça em breve.

Ao confirmar a reunião de quinta-feira, o presidente sírio afirmou que a Turquia é "o único país que pôde relançar o processo de paz, inclusive através de negociações indiretas", com Israel.

Perguntado sobre as relações bilaterais com a França, Assad disse que elas entraram em "uma nova era", baseada na política "nova, realista e pragmática" de Paris "cuja meta é a realização da paz e que acredita no diálogo". EFE al/rb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG