Presidente sérvio chega ao Kosovo para participar de missa da Páscoa ortodoxa

Pristina, 26 abr (EFE).- O presidente da Sérvia, Boris Tadic, chegou hoje ao mosteiro de Decani, no Kosovo, para participar à meia-noite de uma missa da Páscoa ortodoxa, em uma gesto de apoio aos sérvio-kosovares, dois meses depois da proclamação unilateral da independência pelos albano-kosovares.

EFE |

Tadic se negou a fazer declarações à imprensa após sua chegada ao Decani, cerca de 90 quilômetros de Pristina, em uma visita que o Governo kosovar havia qualificado de "inaceitável".

A visita acontece a duas semanas das eleições parlamentares na Sérvia, que ocorrerão no dia 11 de maio, e que Belgrado planeja levar também aos sérvios do Kosovo.

As autoridades kosovares e a missão interina da ONU no Kosovo (Unmik) rejeitaram a opção de realizar as eleições no autoproclamado Estado, já que isso violaria o mandato da ONU nesse território.

Trata-se da primeira visita de Tadic ao Kosovo desde a proclamação unilateral da independência no dia 17 de fevereiro deste ano, rejeitada com veemência pela Sérvia e reconhecida até agora por 39 países, entre eles as principais potências ocidentais.

A soberania kosovar foi rejeitada por Rússia, China, Índia e Espanha, que consideram que a declaração violou o direito internacional. EFE am-jk/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG