não quer dividir o poder - Mundo - iG" /

Presidente senegalês diz que Mugabe não quer dividir o poder

O presidente zimbabuano Robert Mugabe não quer dividir o poder, afirmou na noite desta terça-feira seu colega senegalês Abdulaye Wade ao término da cúpula da União Africana (UA), que fez um apelo à formação de um governo de união nacional no Zimbábue.

AFP |

A resolução aprovada pelos participantes da cúpula da UA, encerrada na noite desta terça-feira em Sharm el-Sheikh, no Egito, pediu a formação de tal governo para resolver a crise que assola o país africano. No entanto, "Mugabe não quer dividir o poder", declarou Wade à rádio RFI.

"Lembrei a ele que não podia ignorar uma força política que o derrotou no primeiro turno" afirmou o presidente senegalês.

A posição de Abdulaye Wade é a mesma que a do presidente sul-africano Thabo Mbeki, que propôs que o líder opositor Morgan Tsvangirai assuma a vice-presidência do Zimbábue.

"Mugabe me respondeu que isso não é possível", lamentou Wade.

"Acredito que Mugabe vai pensar nisso tudo", acrescentou, otimista.

Sobre a conferência da UA, o dirigente senegalês disse que "muitos chefes de Estado constataram as irregularidades (no segundo turno das eleições presidenciais no Zimbábue), e alguns até afirmaram que não dão valor nenhum a estas eleições". "Outros não se pronunciaram", frisou.

mc/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG