Presidente russo receberá o rei de Barein na primeira cúpula bilateral

Moscou, 2 dez (EFE).- O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, receberá hoje o rei de Barein, xeque Hamad bin Issa al-Khalifa, na primeira cúpula bilateral na história das relações entre os dois países, informou hoje um porta-voz do Kremlin.

EFE |

O encontro marcará "um passo significativo no desenvolvimento dos contatos com os países do Conselho de Cooperação do Golfo, influente organização regional da qual Barein é importante membro", disse o funcionário.

O objetivo das negociações é impulsionar a cooperação econômica e financeira bilateral, repassar assuntos da atualidade internacional, principalmente a situação no Oriente Médio e no Golfo Pérsico, e abordar aspectos da crise financeira, disse a fonte.

"O nível atual do comércio bilateral, de apenas alguns milhões de dólares, não satisfaz a nenhuma das partes", disse o funcionário, que acrescentou que também é preciso fomentar os vínculos entre as comunidades empresariais dos dois países.

Durante a primeira visita do rei de Barein à Rússia, as partes assinarão hoje uma declaração conjunta sobre o fortalecimento das relações bilaterais, orientada a impulsionar a cooperação política e econômica bilateral, segundo a agência "Interfax".

Além disso, serão assinados um memorando de cooperação no uso pacífico da energia atômica e outro de entendimento e colaboração entre o Vnesheconombank (banco de comércio exterior russo) e o Banco de Desenvolvimento de Barein. EFE si/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG