Presidente russo felicita Hatoyama e defende relações construtivas

Moscou, 16 set (EFE).- O presidente russo, Dmitri Medvedev, felicitou hoje o novo primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, e defendeu relações construtivas com o Japão, país com o qual Rússia mantém uma disputa sobre a soberania das ilhas Curilas.

EFE |

"Estou sinceramente disposto a realizar um trabalho conjunto e construtivo em prol do desenvolvimento das relações russo-japonesas", afirma o telegrama enviado por Medvedev, segundo as agências russas.

Medvedev está decidido a "dar um novo impulso às relações, com base no respeito e na confiança mútuos, na estreita cooperação multilateral e na coordenação de posturas para a solução dos problemas globais e regionais".

"Nos últimos anos, Rússia e Japão avançaram pela via da construção de relações de boa vizinhança e sólida associação, ampliando os contatos mutuamente benéficos em diferentes esferas", lembra, em sua carta.

Além disso, se mostra "convencido de que isso (boas relações) atende aos interesses nacionais dos dois países e contribuirá, em grande medida, para o fortalecimento da estabilidade e segurança na região da Ásia-Pacífico".

"Espero que os contatos pessoais entre ambos permitam a pronta realização destes objetivos", afirma Medvedev, que deseja a Hatoyama "sucesso em sua atividade em um cargo de grande responsabilidade como o de primeiro-ministro, uma saúde de ferro e bem-estar".

A Rússia espera que Hatoyama adote uma postura mais moderada que seus antecessores em relação às disputadas ilhas Curilas, anexadas pela URSS após a Segunda Guerra Mundial e cuja soberania é reivindicada por Tóquio.

"Esperamos que o senhor Hatoyama faça uma opção correta neste assunto, assim como seu avô Ichiro Hatoyama, que em sua época assinou com a União Soviética uma declaração conjunta e restabeleceu as relações diplomáticas", afirmou o Ministério de Exteriores russo.

EFE io/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG