aventuras militares - Mundo - iG" /

Presidente russo adverte contra aventuras militares

O presidente russo, Dmitri Medvedev, fez neste sábado uma advertência a países que estejam considerando o que chamou de aventuras militares e disse que a Rússia irá responder de maneira adequada a qualquer tipo de agressão. Qualquer agressão contra nossos cidadãos será repelida decisivamente, afirmou.

BBC Brasil |

As declarações do líder russo foram feitas em Moscou, durante a parada militar em comemoração à vitória soviética contra a Alemanha nazista na 2ª Guerra Mundial.

Diante de milhares de soldados que participavam do desfile, na Praça Vermelha, Medvedev disse que a vitória da União Soviética contra as forças alemãs na 2ª Guerra Mundial era uma grande lição para todas as nações, ainda relevante nos dias atuais porque, segundo ele, alguns países estão recorrendo a "aventuras militares".

Geórgia
Apesar de o presidente russo não ter especificado a que países se referia, acredita-se que sua advertência seja dirigida à vizinha Geórgia.

As tensões entre os dois países se agravaram com a decisão da Geórgia de realizar exercícios militares organizados pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) neste mês.

Em agosto de 2008, os dois países travaram uma guerra depois que a Rússia apoiou as províncias separatistas da Ossétia do Sul e da Abecásia.

A Rússia considera a Geórgia parte de sua esfera de influência e é contra a entrada do país na Otan.

Segundo analistas militares, há a possibilidade de um novo conflito na região.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG