Presidente rotativo da UE defende criação de estado palestino

Estrasburgo (França), 20 jan (EFE).- O chefe de Governo espanhol e presidente rotativo da União Europeia, José Luis Rodríguez Zapatero, disse hoje estar confiante na evolução do processo de paz no Oriente Médio durante o primeiro semestre desse ano, e defendeu a criação de um Estado palestino.

EFE |

As declarações foram feitas durante seu comparecimento ao plenário do Parlamento Europeu, onde apresentou o programa do semestre da Presidência espanhola da UE.

Após escutar as queixas de um parlamentar pelo tratamento propício que Israel recebe por parte da União, Zapatero afirmou que "trabalhar com Israel é trabalhar pela paz".

O chefe de Governo espanhol acrescentou que o reconhecimento de um Estado palestino é uma condição "fundamental" para o processo de paz, e foi aplaudido.

Zapatero disse esperar avanços quanto a um acordo no Oriente Médio durante a Presidência espanhola da UE, e lembrou aos deputados que a estabilidade na região é uma condição necessária e básica para a paz em outras áreas do mundo onde o fanatismo ideológico e religioso agravou conflitos.

A UE, insistiu, deve "cumprir seu papel" e contribuir para o processo de paz com uma aposta pelo diálogo. EFE.

nl-mv/id

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG