Presidente português não participa da Cúpula Ibero-Americana

Lisboa, 29 out (EFE).- O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, não participa este ano da 18ª Cúpula Ibero-Americana, que acontece em El Salvador, apesar de seu país estar representado pelo primeiro-ministro, José Sócrates, confirmaram à Agência EFE fontes oficiais.

EFE |

A ausência do presidente de Portugal se deve tanto aos compromissos que deve cumprir em seu país como ao fato de ter a agenda internacional muito cheia ao longo do ano, explicaram à imprensa fontes do Palácio de Belém.

Cavaco já visitou este ano Espanha, Jordânia, Brasil, Moçambique, Estados Unidos, Polônia e Eslováquia e, segundo a imprensa estatal, combinou com o primeiro-ministro que a representação portuguesa na Cúpula de San Salvador seria exercida apenas por Sócrates.

Cavaco, líder histórico do principal partido da oposição portuguesa, o Social Democrata (PSD, centro-direita), foi primeiro-ministro de Portugal entre 1985 a 1995 e foi eleito presidente em 2006, alguns meses após o Partido Socialista de Sócrates vencer, com maioria absoluta, as eleições gerais.

O presidente de Portugal, que é responsável por organizar a próxima conferência ibero-americana em 2009, participou das outras duas cúpulas realizadas desde que assumiu o cargo, as de 2006 e de 2007. EFE ecs/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG