Presidente peruano visita o Brasil na busca de cooperação energética

Lima, 17 set (EFE).- O presidente do Peru, Alan García, participará amanhã de um fórum empresarial em São Paulo para atrair grandes investimentos de empresas brasileiras, especialmente no campo energético, e estreitar ainda mais os laços bilaterais.

EFE |

O presidente García, que já viajou rumo ao Brasil, inaugurará nesta quinta-feira em São Paulo o chamado Encontro Empresarial de Investimentos, Comércio, Turismo e Cultura do Peru.

O fórum de dois dias, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de mais de 200 empresários, é considerada a atividade mais importante de promoção comercial peruana no Brasil.

O Peru já conseguiu este mês a promessa do grupo brasileiro Gerdau de investir US$ 1,364 bilhão nos próximos cinco anos para ampliar a produção da siderúrgica Siderperú e transformá-la em uma das maiores da América do Sul.

Além disso, entre outros projetos de grande envergadura, a Petrobras e a colombiana Ecopetrol exploram no Peru seis novos poços petroleiros.

O Governo de García aspira ainda que seu país se transforme na ligação do Brasil com a região Ásia-Pacífico e integre a ambas as nações mediante uma estrada interoceânica, conforme disse a revista "The Economist" em sua edição de 11 de setembro.

Por isso, o presidente García convidou Lula a visitar seu país durante a cúpula de líderes do Fórum de Cooperação Econômica do Ásia-Pacífico (Apec), que será realizada em Lima em novembro, acrescentou a publicação britânica.

García e Lula se vêem freqüentemente. A última vez foi em 11 de julho em uma zona fronteiriça da Colômbia, onde se reuniram com o presidente colombiano, Álvaro Uribe.

A comitiva peruana é integrada pelos ministros das Relações Exteriores, José García Belaúnde; de Energia e Minas, Juan Valdivia; de Comércio Exterior e Turismo, Mercedes Aráoz; e da Habitação, Enrique Cornejo. EFE wat/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG