Presidente palestino visitará a Turquia

O presidente palestino Mahmud Abbas visitará na próxima semana a Turquia para tratar d conflito no Oriente Médio, segundo uma fonte da presidência turca.

AFP |

A data exata não foi anunciada, mas, segundo a agência Anatolia, será no dia 7 de fevereiro.

O anúnciio da visita acontece no dia seguinte ao incidente protagonizado pelo primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, no Fórum de Davos, na Suíça.

Na véspera, Erdogan deixou de repente um debate sobre o conflito em Gaza por ter sido impedido de falar após uma longa intervenção do presidente israelense.

"Não acho que voltarei a Davos", vosciferou Erdogan, muito irritado, ao deixar o salão, onde também estavam o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o secretário da Liga Árabe, Amr Mussa.

O premier turco desejava responder a uma longa intervenção de Peres sobre a ofensiva israelense na Faixa de Gaza, mas o jornalista que mediava o debate o interrompeu insistentemente para assinalar que estava encerrado.

Ignorando as interrupções do organizador, Erdogan criticou o público por ter aplaudido o pronunciamento do presidente israelense.

"É triste ver pessoas aplaudindo porque muita gente morreu. Penso que eles estão errados em aplaudir ações que mataram pessoas", declarou o dirigente turco, referindo-se à ofensiva israelense na Faixa de Gaza, tema do debate, que deixou mais de 1.330 mortos palestinos.

Aplausos também foram ouvidos quando Erdogan deixou o recinto.

bur-ezz/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG