Presidente Omar al-Bashir vota nas primeiras eleições no Sudão em 24 anos

O presidente sudanês Omar al-Bashir votou, neste domingo, na abertura das primeiras eleições legislativas, regionais e presidencial desde 1986 no Sudão.

iG São Paulo |

Reuters
Omar al-Bashir vota neste domingo nas eleições no Sudão

Omar al-Bashir vota neste domingo nas eleições no Sudão

"Alah Akbar!" declarou o dirigente sudanês, que vestia uma túnica e um turbante brancos, mostrando a tinta no dedo, numa sessão eleitoral situada muito perto da residência oficial, no centro da cidade.

Omar al-Bashir, sobre quem pesa uma ordem de captura internacional, é o candidato favorito da eleição presidencial sudanesa, já que as principais forças da oposição boicotaram o processo total ou parcialmente.

É a primeira vez que ele participa de um pleito multipartidário desde que tomou o poder em 1989, por meio de um golpe de Estado militar apoiado por islamitas.

Eleições

As urnas foram abertas às 8h deste domingo. Dezesseis milhões de eleitores foram convocados para votar. A Comissão Eleitoral sudanesa, encarregada da preparação e acompanhamento do processo, dispôs 13 mil centros eleitorais tanto nas 15 províncias do norte como nas 10 da região autônoma do sul, que também vai escolher um presidente para seu território e uma nova câmara legislativa regional.

Para tentar facilitar a votação, a televisão pública e os demais meios de informação divulgaram continuamente programas e anúncios nos quais foi explicado várias vezes como se deve votar e em que ordem.

Ainda não se sabe quando serão anunciados os resultados da votação. Ontem, a Comissão Eleitoral se limitou a informar que não ia demorar muito tempo

(*com informações da Efe e AFP)

Leia mais sobre Sudão

    Leia tudo sobre: sudão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG