Seul, 5 out (EFE) - O presidente da Coréia do Norte, Kim Jong-il, assistiu, neste sábado, a um jogo de futebol entre universitários, sua primeira aparição pública desde 14 de agosto, segundo afirma a imprensa local.

Kim, de 66 anos e supostamente operado de um derrame cerebral, foi ao jogo de universitários e, depois, cumprimentou os estudantes, a quem felicitou por seu espírito "revolucionário e militar", de acordo com a agência norte-coreana "KCNA", citada pela sul-coreana "Yonhap".

A presença em um encontro esportivo pôs fim à ausência mais prolongada de Kim do público desde que foi nomeado à frente da Coréia do Norte, em 1997, em substituição a seu pai, Kim Il-sung, dando lugar à primeira dinastia comunista da história.

Kim não assistiu, no dia 9 de setembro, ao desfile militar com o qual a Coréia do Norte comemorou os 60 anos de sua fundação, o que despertou todos os tipos de conjecturas sobre seu estado se saúde.

Fontes dos serviços de inteligência dos Estados Unidos afirmaram então que o presidente norte-coreano tinha sofrido um derrame cerebral e sido operado, destacando, depois, que estaria se recuperando pouco a pouco.

A "KCNA" informou que Kim foi hoje a um jogo de futebol disputado por ocasião do 62º aniversário da Universidade Kim Il-sung, acompanhado por Ri Jae-il, alto funcionário do Partido dos Trabalhadores da Coréia do Norte (PTC), mas não mencionou a hora nem o local onde aconteceu a partida.

A suposta aparição pública de Kim acontece um dia depois de o negociador de assuntos nucleares dos EUA, Christopher Hill, concluir uma viagem de três dias à Coréia do Norte para retomar a desnuclearização do regime comunista.

As negociações multilaterais para a desnuclearização da Coréia do Norte estão estagnadas há meses, e Pyongyang ameaça reativar seu programa nuclear.

Em Yongbyon, o regime comunista retirou na semana passada uma centena de lacres da ONU para retomar a produção de plutônio, material essencial na fabricação de bombas atômicas. EFE ce/wr/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.