Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Presidente nomeia novo gabinete do Governo haitiano

Porto Príncipe, 26 ago (EFE).- O presidente do Haiti, René Préval, nomeou um novo Governo, que terá oito ministros que faziam parte do gabinete anterior, informaram hoje à Agência Efe fontes oficiais.

EFE |

O Governo é liderado pela economista Michele Pierre-Louis, que substitui o primeiro-ministro Jacques Edouard Alexis, destituído em 12 de abril pelo Senado haitiano.

O chefe do Estado designou o novo gabinete em um decreto emitido ontem à noite e assinou outro em que oficializou a nomeação de Michele Pierre-Louis como chefe do Executivo.

Junto a Pierre-Luis, que assume também o Ministério da Justiça e de Segurança Pública, se mantêm como ministros oito membros do gabinete de Alexis, entre eles, Jean Marie Claude Germain como titular da pasta de Meio Ambiente; Jean Max Bellerive na de Planejamento; Daniel Dorsainvil na de Finanças e Patrick Delatour na de Turismo.

Marie Laurence Jocelyn Lassegue será a ministra da Condição Feminina; Paul Antoine Bien-Aimé ministro do Interior e Joseph Jasmin o titular da pasta de Relações com o Parlamento, enquanto o Ministério da Agricultura será ocupado por Joanas Gué.

Entre os novos nomes estão Evans Lescouflair, ministro de Esportes; Alex Larsen, ministro da Saúde; Joël Des Rosiers, ministro da Educação Nacional; Gabrielle Prévilon Beaudin, ministra de Assuntos Sociais; Alrich Nicolas, ministro das Relações Exteriores, e Marie Josée Garnier, ministra do Comércio.

Junto a eles, Charles Manigat comandará o Ministério de Haitianos residentes no Estrangeiro e Gerald Jean-Baptiste será o ministro de Obras Públicas.

Segundo fontes oficiais, Préval deve fazer hoje uma apresentação da nova primeira-ministra, que não apresentou previamente seu plano de Governo e seu gabinete no Parlamento, tal como estabelece a Constituição. EFE gp/rr

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG