Presidente mexicano inicia visita à Argentina amanhã

Buenos Aires, 23 nov (EFE).- O presidente mexicano, Felipe Calderón, inicia amanhã uma visita à Argentina que estréia um acordo de associação estratégica comercial assinado no ano passado.

EFE |

Fontes diplomáticas mexicanas destacaram que a visita representa o "lançamento" de um acordo bilateral de associação estratégica assinado em julho de 2007 no México, mas que entrou em vigor há apenas quatro meses, após ser aprovado pelos Parlamentos de ambos os países.

Este convênio estabeleceu a formação de um conselho para a discussão de assuntos políticos, econômicos-comerciais, de investimento e de cooperação e fixou a realização de encontros presidenciais pelo menos a cada dois anos.

Após chegar esta noite a Buenos Aires, a primeira atividade oficial do governante mexicano será uma reunião com a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, na segunda-feira na Casa Rosada.

Ambos devem assinar vários acordos de cooperação em matéria agrícola, judicial, de promoção comercial e transferência tecnologia, e de colaboração em matéria de acesso à informação pública.

Na terça e na quarta-feira, haverá rodadas de negócios em setores como automóveis, software, maquinaria agrícola, produtos químicos e alimentos, entre outros. EFE nk/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG