Presidente Lula visitará El Salvador e se reunirá com líderes da região

San Salvador, 23 mai (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegará na próxima quarta-feira a El Salvador, como parte de uma visita ao país centro-americano, onde também aproveitará para ter um encontro com líderes da região, informaram hoje fontes oficiais.

EFE |

Segundo a Casa Presidencial de El Salvador, o presidente brasileiro chegará ao país por volta das 18h (15h de Brasília) da próxima quarta-feira.

O presidente será recebido no Aeroporto Internacional - situado a 44 quilômetros ao sul de San Salvador - pela chanceler salvadorenha, Marisol Argueta de Barillas, e posteriormente irá para a Casa Presidencial onde seu colega salvadorenho, Elías Antonio Saca, oferecerá um jantar em sua homenagem.

Uma fonte da Chancelaria salvadorenha explicou que na manhã da quinta-feira os dois presidentes inaugurarão um encontro empresarial onde é esperada a participação de cerca de 150 representantes de companhias centro-americanas e brasileiras, e que procura "promover a troca comercial entre a região e o Brasil".

Explicou que, no auge da visita bilateral, o presidente Saca convidou seus colegas do Sistema de Integração Centro-Americana (Sica) para manter um encontro com Lula.

O encontro será realizado em dois períodos: no primeiro só se reunirão os líderes centro-americanos; no segundo, participará Lula, conforme disse a fonte.

Acrescentou que os governos dos países convidados ainda não comunicaram oficialmente à Chancelaria a presença de seus líderes, mas que esperam ser notificados a partir da próxima segunda-feira.

O Sica é formado por Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá como Estados-membros; a República Dominicana, como estado associado; Espanha, México e Taiwan, como observadores.

Saca assumiu em janeiro o posto de presidente rotativo do Sica, cargo oferecido aos chefes de Governo dos países-membros por um período de seis meses. EFE cp/fh/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG