O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta quinta-feira ao Vietnã, onde deve se encontrar com os líderes comunistas vietnamitas durante uma visita oficial de um dia, parte de um giro pela Ásia.

Lula, que participou da reunião do G8 no Japão na noite anterior, manterá reuniões com o presidente vietnamita, Nguyen Minh Triet, o primeiro-ministro, Nguyen Tan Dung, e o líder do Partido Comunista, Nong Duc Manh.

Lula começará sua agenda com uma visita ao mausoléu do líder revolucionário Ho Chi Minh e ao monumento à memória dos veteranos da Guerra do Vietnã, duas paradas obrigatórias para líderes estrangeiros no país.

É a primeira visita de um presidente brasileiro ao Vietnã desde que os dois países estabeleceram relações diplomáticas, em 1989. Entretanto, vários líderes vietnamitas já haviam visitado o Brasil desde então.

Os ex-presidentes vietnamitas Le Duc Anh e Tran Duc Luong viajaram ao Brasil em 1995 e 2004, respectivamente, e o secretário-geral do Partido Comunista fez o mesmo em maio do ano passado.

O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, visitou o Vietnã em fevereiro desse ano, elogiando o potencial de cooperação econômica, comercial e na área de saúde e educação entre os dois países

fz/ap/LR

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.