Presidente italiano visita áreas atingidas por terremoto

LAquila/Roma, 9 abr (EFE).- O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, visitou hoje as áreas atingidas pelo terremoto que castigou na segunda-feira passada o centro da Itália, onde expressou seu agradecimento ao trabalho das equipes de resgate.

EFE |

"Estou aqui por dever, por sentimento e para agradecer por tudo o que estão fazendo", disse Napolitano às equipes de resgate, que, pelo quarto dia consecutivo, tentam buscar sobreviventes em meio aos escombros.

"Isso é um esforço de eficiência e de generosidade extraordinária no âmbito das organizações do Estado e da mobilização dos cidadãos", destacou Napolitano, que andou pelas ruas de L'Aquila usando um capacete.

O presidente italiano visitou também a localidade de Onna, a mais devastada pelo terremoto de 5,8 graus na escala Richter da segunda-feira passada.

Segundo fontes oficiais, há 279 vítimas fatais, das quais duas ainda não foram identificadas, e o número de feridos supera os 1,6 mil.

Napolitano ficou durante cerca de uma hora no centro de coordenação da Defesa Civil na escola da Guarda de Finanças de L'Aquila, onde foi estabelecido um necrotério.

Napolitano parou diante dos escombros da Casa do Estudante, onde, na madrugada passada, foram resgatados os corpos de dois jovens.

O presidente mostrou interesse pelos trabalhos dos bombeiros, que continuam as tarefas de remoção de escombros do Colégio Maior.

Pouco depois, ofereceu uma entrevista coletiva na qual disse que "tudo o que está sendo feito deve satisfazer e orgulhar o país". EFE mcs-cps/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG