clima mais civilizado entre Berlusconi e oposição - Mundo - iG" /

Presidente italiano pede clima mais civilizado entre Berlusconi e oposição

Roma, 12 jul (EFE).- O presidente italiano, Giorgio Napolitano, considerou que, após a trégua durante a cúpula do Grupo dos Oito (G8, formado pelos sete países mais industrializados, mais a Rússia) é necessário um clima mais civilizado, correto e construtivo entre o Governo e a oposição.

EFE |

Dois dias após o fim da cúpula na cidade de L'Aquila, Napolitano afirmou, em declarações publicadas hoje pelo jornal "Corriere della Sera", que o G8 foi "um êxito para a Itália e um reconhecimento para Silvio Berlusconi e o Governo".

Napolitano, que no final de junho pediu ao Executivo e a oposição uma "trégua" para enfrentar a cúpula com serenidade, afirmou que em interesse do país "se deve construir, se não uma paz, pelo menos um clima mais civil, correto e construtivo" nas relações entre o Governo e a oposição.

A "trégua" foi solicitada diante da polêmica envolvendo Berlusconi por suas relações com mulheres jovens, algumas delas aparentemente prostitutas de luxo, e suas festas privadas com convidados seminus.

Suas palavras foram apoiadas hoje pelo partido de Berlusconi, o Povo da Liberdade (PL), e o Partido Democrata (PD, de oposição), embora a senadora Anna Finocchiario tenha dito ao jornal que o diálogo nasce do respeito parlamentar.

Antonio Dietro, ex-magistrado líder do partido opositor Itália dos Valores (IDV), disse que "não sabe" se Berlusconi pode ser encarado de maneira civilizada e construtiva. EFE jl/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG