Presidente israelense vai a encontro ecumênico da Arábia Saudita

Jerusalém, 4 nov (EFE).- O presidente de Israel, Shimon Peres, participará de um encontro ecumênico a ser realizado na próxima semana em Washington, e que representa uma iniciativa da Arábia Saudita, informa hoje a edição eletrônica do diário Haaretz.

EFE |

O encontro foi convocado pelas Nações Unidas, mas é uma iniciativa do rei da Arábia Saudita, Abdullah. Segundo o diário israelense, esta é a primeira vez que esse país árabe convida uma personalidade israelense.

Peres irá acompanhado da ministra de Assuntos Exteriores, Tzipi Livni, que aspira à chefia de Governo nas eleições de 10 de fevereiro próximo.

"Peres e Livni têm intenção de celebrar uma série de reuniões com dirigentes árabes", informa comunicado divulgado pelo Gabinete do chefe de Estado israelense.

Devem participar também da conferência os presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e libanês, Michel Suleiman, o rei da Jordânia, Abdallah II, e vários líderes dos Emirados Árabes Unidos.

A Arábia Saudita é ainda promotora de uma iniciativa referendada pela Liga Árabe e que oferece paz a Israel em troca de uma retirada dos territórios árabes.

Peres considera que seu país deve aceitar essa proposta histórica feita pelos países árabes, apesar de o Governo de Ehud Olmert já ter considerado que deviam ser negociadas algumas das condições exigidas. EFE elb/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG