Jerusalém, 20 fev (EFE).- O presidente de Israel, Shimon Peres, se reuniu hoje separadamente com o chefe do conservador Likud, Benjamin Netanyahu, e com a líder do centrista Kadima, Tzipi Livni, na última rodada de consultas antes da formação de Governo.

Peres recebeu em sua residência oficial, em Jerusalém, os dois dirigentes políticos cujos partidos obtiveram a maior representação parlamentar nas eleições de 10 de fevereiro, em um último esforço para promover uma ampla coalizão de Governo que inclua o Likud e o Kadima.

O chefe de Estado deve encarregar a Netanyahu, no próximo domingo, a formação de uma coalizão de Governo, se fracassarem as tentativas de estabelecer uma fórmula que lhe permita compartilhar o poder com Livni.

Durante a reunião de hoje, o dirigente do Likud transmitiu a Peres que está disposto a impulsionar a negociação para formar um Governo de união nacional.

"Entendo a necessidade de unidade. Imediatamente depois que me encarregue a responsabilidade de criar uma coalizão, convocarei o Kadima à negociação", disse Netanyahu, segundo a imprensa local.

No pleito, o Kadima que obteve mais cadeiras, 28, uma a mais que o Likud, que, no entanto, conta com mais apoio devido ao aumento do número de deputados no bloco de direita. EFE db/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.