perigo para o mundo - Mundo - iG" /

Presidente israelense diz que Irã é perigo para o mundo

NOVA YORK - O presidente de Israel, Shimon Peres, disse nesta quarta-feira na ONU que o Irã constitui um perigo para o mundo inteiro por seu objetivo de instaurar uma hegemonia religiosa e uma dominação regional que acabariam com as oportunidades de paz.

EFE |

    Acordo Ortográfico Segundo denunciou Peres na Assembleia Geral da ONU, o apoio iraniano ao Hezbollah divide o Líbano e o respaldo ao Hamas separa os palestinos e adia o estabelecimento de um Estado próprio.

    Peres disse que da mesma tribuna da ONU um dia antes, o chefe de Estado iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, fez "obscuras acusações" se baseando nos Protocolos dos Sábios de Sião, em "uma tentativa de reviver um dos mais feios complôs da história".

    Esse texto, agora considerado falso e publicado em 1900, descrevia um plano judeu para dominar o mundo, e Israel considera que foi origem do massacre de milhares de israelenses.

    Peres denunciou ainda que o Irã continua desenvolvendo enriquecimento de urânio e mísseis de longo alcance e que a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança da ONU têm a responsabilidade de "prevenir" um incidente "antes que aconteça".

    "O terrorismo não resolve nenhum problema", ressaltou o presidente de Israel.

    Leia mais sobre Israel

      Leia tudo sobre: onu

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG