Presidente israelense começa visita oficial à Alemanha

Berlim, 26 jan (EFE).- O presidente israelense, Shimon Peres, iniciou hoje uma visita oficial de três dias à Alemanha, onde foi recebido com honras militares pelo chefe de Estado alemão, Horst Köhler, no Palácio de Bellevue.

EFE |

Peres passou em revista as tropas em um dia ensolarado, mas com temperaturas de 14 graus abaixo de zero, e em meio a um forte esquema de segurança, com uma grande mobilização policial que cortou e bloqueou várias ruas.

O presidente israelense se reunirá hoje com a chanceler alemã, Angela Merkel, e visitará a via número 17 da estação de trem de Grunewald, no sudoeste de Berlim, de onde partiam muitos dos trens que levavam milhares de judeus aos campos de extermínio na Polônia ocupada.

Depois, inaugurará um fórum de debate juvenil germânico-israelense com Köhler e participará de um jantar de gala oferecido pelo presidente alemão.

Amanhã, dia em que a Alemanha lembra as vítimas do nazismo, coincidindo com o dia internacional em memória às vítimas do Holocausto, Peres discursará no Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão).

Antes, deve se reunir com o chefe do Governo regional de Berlim, Klaus Wowereit, e visitar o emblemático Portão de Brandeburgo, junto ao memorial aos judeus assassinados pelo nazismo.

Peres, cuja visita a Berlim é cercada de estritas medidas de segurança, deixará a Alemanha na quinta-feira. EFE jcb-nv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG