Presidente iraquiano expressa a Abbas apoio à causa palestina

Bagdá, 5 abr (EFE).- O presidente iraquiano, Jalal Talabani, reiterou ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, que visita pela primeira vez o Iraque desde a invasão de 2003, o apoio de seu Governo e de seu povo à causa palestina.

EFE |

"O Iraque sempre considerou a causa palestina como sua principal causa", disse o líder iraquiano, em entrevista coletiva junto com o presidente da ANP, informou um comunicado da Presidência.

Nesse sentido, Talabani lembrou que "o povo iraquiano, apesar dos diferentes regimes que o governaram, e apesar do terrorismo e das ditaduras, sempre apoiou o povo palestino".

Além disso, afirmou que os iraquianos querem desempenhar um papel verdadeiro e histórico para ajudar os palestinos a conseguir sua meta: "estabelecer um Estado palestino independente com capital em Jerusalém".

Talabani também destacou que a visita de Abbas aumentará o interesse e o apoio do Iraque à causa palestina.

O presidente da ANP ressaltou a importância de sua viagem a Bagdá, e agradeceu o permanente apoio iraquiano ao povo palestino.

Além disso, Abbas mostrou sua estima ao interesse do Governo iraquiano pelos assuntos dos cidadãos palestinos residentes no Iraque.

O líder palestino chegou hoje a Bagdá acompanhado de uma delegação, em sua primeira visita ao Iraque desde a invasão e ocupação do país árabe por uma coalizão multinacional, liderada pelos Estados Unidos, em março de 2003. EFE ah-aj/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG