mudança - Mundo - iG" /

Presidente iraniano acusa Obama de descumprir lema de mudança

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou neste sábado que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou com o lema de mudanças, mas seguiu pelo caminho de seus antecessores.

EFE |

Segundo a agência local de notícias "Mehr", Ahmadinejad fez esta declaração durante o ato da inauguração de uma fábrica de matéria-prima para a construção de aço na província de Kerman no centro do Irã.

"Obama veio com o lema de (introduzir) mudanças e nós o recebemos com beneplácito, mas infelizmente na prática vimos que está seguindo o mesmo método de antes", afirmou.

O iraniano acrescentou que seu colega americano "afirmou que seu país estendeu a mão para o Irã e que o povo e o Governo iraniano a rejeitou".

"Mas é preciso perguntar que mudança os EUA introduziram, por isso que espera agora a resposta do povo iraniano", acrescentou.

Ahmadinejad acrescentou que "os EUA dizem que tentavam tirar o povo iraniano do isolamento, mas deve saber que o Irã e seu povo não estão marginalizados".

"Esperávamos que (Barak) Obama introduzisse mudanças em suas posturas e em sua linguagem", disse.

Obama emitiu no dia 21 de março uma mensagem de felicitação ao Irã por causa do ano novo persa em que reiterou que seu país tem a mão estendida ao Governo iraniano.

"Ano passado tínhamos estendido a mão ao Governo iraniano, mas o Irã a rejeitou, seguimos com nossa proposta, respeitamos o Irã e reconhecemos seus direitos, no entanto o Governo do país tem compromissos internacionais que deve cumprir", disse Obama.

O presidente americano acrescentou que o Governo de Teerã respondeu a mão de amizade dos EUA com o mesmo punho fechado com que respondeu à reivindicação da democracia de seu próprio povo nos últimos oito meses.

    Leia tudo sobre: euairaira!irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG