Presidente francês nomeia Jack Lang como emissário para Cuba

Paris, 25 fev (EFE).- O presidente francês, Nicolas Sarkozy, nomeou hoje o ex-ministro socialista Jack Lang como emissário especial para reativar as relações políticas e a cooperação entre França e Cuba.

EFE |

Um porta-voz do Palácio do Eliseu disse à Agência Efe que Lang, que está atualmente em Cuba, foi designado por Sarkozy para "explorar com as autoridades cubanas uma retomada do diálogo político entre França e Cuba".

Em seu novo cargo, está previsto que o ex-ministro da Cultura se reúna com "autoridades e membros da sociedade civil" de Cuba, segundo o porta-voz.

A atual visita a Cuba de Lang, que é membro da comissão de Assuntos Exteriores da Assembleia Nacional francesa, veio a público em dezembro do ano passado, quando um jornal informou que o político socialista faria a viagem com uma "carta de missão" preparada pelo chefe do Estado francês e pelo Ministério de Exteriores.

Hoje, fontes próximas confirmaram que ele leva uma "mensagem" do presidente francês e lembraram que, "cada vez que vai ao exterior, também representa a França".

Então, já havia sido informado que o objetivo era sondar a situação para retomar os contatos com o regime de Havana.

O deputado tinha reconhecido, em dezembro, que ficaria "com gosto a serviço do Estado" e que tinha falado com Sarkozy sobre Cuba. EFE ac/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG