Presidente filipina viaja a Pequim para abertura dos Jogos

Manila, 7 ago (EFE).- A presidente das Filipinas, Gloria Macapagal Arroyo, viajou nesta quinta-feira a Pequim, onde assistirá à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no dia 8 de agosto.

EFE |

Antes de partir, Macapagal deu ordens ao Exército e à Polícia para que garantam o cumprimento da lei na ilha de Mindanao, em função de possíveis distúrbios na região muçulmana do sul do país, disse à rádio "dzBB" o ministro da Presidência, Eduardo Ermida.

Na segunda-feira passada, a Justiça filipina suspendeu a assinatura de um acordo entre o Governo e a guerrilha da Frente Moura de Libertação Islâmica (FMLI), por considerar que viola a Constituição do país.

Fundado em 1984, o FMLI é a maior organização separatista do arquipélago, com mais de 12 mil militantes, e muitos deles continuam combatendo o Exército, apesar do cessar-fogo em teoria vigente desde 2003.

Quase quatro décadas de guerra contra as tropas governamentais deixaram 120 mil mortos e cerca de dois milhões de deslocados no sul de Mindanao, uma das zonas mais pobres das Filipinas. EFE grc/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG