Presidente eleito promete uma Croácia mais justa

Zagreb, 10 jan (EFE).- O presidente eleito da Croácia, Ivo Josipovic, prometeu ao conhecer os resultados oficiais de sua vitória nas eleições presidenciais deste domingo que trabalhará para conseguir um país melhor e mais justo.

EFE |

"Esta vitória não é só minha, mas de todo o povo honesto, indistintamente de se votaram em mim ou a favor de meu rival. É um triunfo de todos os cidadãos, conseguiremos uma Croácia melhor e mais justa, um país no qual o trabalho seja pago e a criminalidade seja castigada, um país de segurança social e justiça", declarou.

Josipovic prometeu em discurso conciliador unir os cidadãos e que servirá a todos indistintamente de suas opções políticas, ressaltando que não os decepcionará.

Destacou que sua tarefa principal será a luta contra a corrupção e a criminalidade organizada, um dos eixos de sua campanha, e um dos aspectos que a União Europeia (UE) pede para ser reforçado para que o país entre no bloco.

"Não temam, superaremos a crise econômica, combateremos a corrupção e a pobreza", prometeu.

Josipovic agradeceu ao presidente croata que está saindo, Stjepan Mesic, cujo segundo mandato expira em 14 de fevereiro, por sua "extraordinária contribuição à democracia e ao fortalecimento da posição da Croácia na comunidade internacional".

O candidato derrotado, Milan Bandic, felicitou seu rival, mas lamentou a grande "quantidade de ódio" que sentiu durante a campanha.

O presidente Mesic se manifestou convencido de que Josipovic cumprirá seu programa eleitoral.

A ampla vitória do social-democrata Ivo Josipovic foi referendada pelos resultados oficiais da apuração da Comissão Eleitoral Estatal.

EFE vb/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG