Presidente eleito de El Salvador vem ao Brasil

O presidente eleito de El Salvador, o esquerdista Mauricio Funes, viajará quinta-feira ao Brasil para se encontrar com Luiz Inácio Lula da Silva, em sua primeira visita ao exterior desde sua vitória na votaçção de domingo, anunciou à AFP uma fonte de seu partido.

AFP |

"O presidente eleito vai viajar quinta-feira ao Brasil junto com sua esposa, a brasileira Vanda Pignato, para se encontrar com o presidente Lula", declarou à AFP uma fonte da Frente Farabundo Marti pela Libertação Nacional (FMLN), que não quis ser identificada.

Nas eleições presidenciais de domingo, Funes derrotou o candidato da Aliança Republicana Nacionalista (Arena, direita), Rodrigo Avila.

Casado com uma brasileira, o presidente eleito de El Salvador afirmou diversas vezes que considera o governo Lula um modelo e uma referência a seguir durante seu mandato de cinco anos, que começará no dia 1 de junho.

Ele também disse que considera Lula um amigo próximo.

Mauricio Funes também prometeu manter "uma boa relação" com os Estados Unidos, onde vivem 2,5 dos 2,8 milhões de salvadorenhos que moram no exterior.

Os salvadorenhos do exterior têm um papel crucial na economia do país, com as remessas que enviam às suas famílias. Em 2008, elas totalizaram quase quatro bilhões de dólares, ou seja, 17% do Produto Interno Bruto (PIB) da nação centro-americana.

ob/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG