Presidente egípcio visita Paris e se encontra com premiê

Paris, 20 jul (EFE).- O presidente egípcio, Hosni Mubarak, realiza uma visita de trabalho de dois dias a Paris, onde será recebido hoje pelo primeiro-ministro francês, François Fillon, e amanhã pelo chefe de Estado, Nicolas Sarkozy, com quem tratará as relações bilaterais e questões regionais.

EFE |

Mubarak vai hoje a Matignon, residência do primeiro-ministro francês, com quem tem marcado um primeiro encontro ao final do qual não está previsto nenhum comunicado à imprensa, à espera da reunião de amanhã no Palácio do Eliseu.

Amanhã, o presidente egípcio e Sarkozy terão um almoço de trabalho no qual, além de abordar temas franco-egípcios, repassarão de outros de dimensão regional e internacional, disseram fontes do Palácio do Eliseu.

Entre estes, estão o processo de paz no Oriente Médio, os esforços egípcios para a reconciliação das facções palestinas, a União pelo Mediterrâneo (UPM) e a governança global, disseram as fontes.

A União pelo Mediterrâneo começou sob Presidência compartilhada francesa e egípcia, há pouco mais de um ano, com uma cúpula realizada em Paris em 13 de julho de 2008, com a presença de chefes de Estado ou do Governo da maioria dos 43 países envolvidos.

Quanto às questões de governança global, a Presidência francesa lembrou que Sarkozy se pronunciou a favor de que o formato do G14, que inclui Egito, volte a ser utilizado no futuro, como já foi feito na cúpula de L'Aquila (Itália), há quase duas semanas.

Essa estrutura do G14, que poderia chegar a se concretizar institucionalmente, engloba Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Canadá, Japão, Reino Unido e Rússia (G8), assim como Brasil, México, África do Sul, China e Índia (G5), e Egito. EFE ac/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG