Presidente egípcio realiza primeira visita de Estado à África do Sul

Johanesburgo, 28 jul (EFE).- O presidente do Egito, Hosni Mubarak, deve iniciar hoje sua primeira visita de Estado à África do Sul, onde permanecerá até quarta-feira e conversará sobre questões políticas, econômicas e comerciais de interesse comum com o presidente sul-africano, Thabo Mbeki.

EFE |

Segundo informou hoje a Presidência sul-africana em comunicado, a "histórica visita de Estado" servirá para reforçar o apoio dos dois países à "Agenda Africana, inclusive para a promoção do desenvolvimento social e econômico sustentável, a prevenção de conflitos, a manutenção da paz e a maior integração continental".

Entre as questões que serão abordadas durante a visita de Mubarak estarão os conflitos no continente africano, além de assuntos políticos e econômicos bilaterais.

Mubarak também se reunirá com a Comissão Bilateral Conjunta África do Sul-Egito.

Os dois presidentes também tratarão do processo de paz no Oriente Médio e da situação no Líbano, segundo a nota divulgada pelo Governo de Pretória.

Por outro lado, acrescenta o comunicado, Mubarak e Mbeki discutirão as propostas para a "reforma global da ONU, inclusive a arquitetura financeira global".

Durante a visita serão assinados vários acordos em vários âmbitos entre os dois países e os dois governantes fecharão uma declaração conjunta na qual se mostrará a intenção de cooperação em campos como o de hidrocarbonetos e a melhora dos serviços públicos, segundo a agência sul-africana "Sapa".

A balança comercial entre África do Sul e Egito tem sido irregular nos últimos anos, pois enquanto em 2006, com intercâmbios totais de 857 milhões de rands (US$ 114 milhões), foi favorável ao Egito em 405 milhões de rands, em 2007, com um total de 774 milhões de rands, a África do Sul registrou superávit de 260 milhões de rands.

Na viagem de volta ao Egito, Mubarak deve visitar Uganda, onde se reunirá com o presidente do país, Yoweri Museveni. EFE cho/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG