Presidente egípcio inicia sua primeira visita de Estado à África do Sul

Johanesburgo, 28 jul (EFE).- O presidente egípcio, Hosni Mubarak, chegou hoje à África do Sul onde permanecerá até a próxima quarta e manterá conversas sobre questões políticas, econômicas e comerciais de interesse comum com seu colega sul-africano, Thabo Mbeki.

EFE |

Mubarak, que inicia sua primeira visita de Estado a este país, foi recebido no aeroporto internacional de Johanesburgo pelo ministro de Transporte sul-africano, Jeff Radebe.

Mbeki lhe dará as boas-vindas oficial amanhã na sede do Governo em Pretória.

Um comunicado da Presidência sul-africana afirma que a "histórica visita de Estado" servirá para reforçar o apoio dos dois países à "Agenda Africana, incluída a promoção do desenvolvimento social e econômico sustentável, a prevenção de conflitos, a manutenção da paz e uma maior integração continental".

Os dois chefes de Estado dedicarão parte de suas reuniões a analisar os atuais conflitos no continente africano, o processo de paz do Oriente Médio e a situação do Líbano, apesar de o Governo sul-africano afirmar que os assuntos econômicos bilaterais entre África do Sul e Egito serão prioritários nas conversas.

"Tendo consolidado de maneira substancial as relações políticas com o Egito nos últimos 14 anos, se requer agora mais atenção aos nexos econômicos", indica o comunicado governamental sul-africano.

Durante a visita serão assinados vários acordos em diferentes áreas entre os dois países e os dois governantes assinarão uma declaração conjunta na qual se mostrará a intenção de cooperar em campos como o dos hidrocarbonetos e a melhora dos serviços públicos.

EFE jm/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG