Presidente e premier tomam posse em Taiwan

Taipé, 20 mai (EFE).- O presidente taiuanês eleito, Ma Ying-jeou, e seu novo primeiro-ministro, Liu Chao-shiuan, tomaram posse hoje em um ato no Palácio Presidencial, após oito anos de Governo pró-independentista na ilha.

EFE |

Ma Ying-jeou, do Partido Kuomintang (KMT), substitui Chen Shui-bian, do independentista Partido Democrata Progressista (PDP), que governou a ilha por dois mandatos de quatro anos, enquanto Chao-shiuan assume o cargo que pertencia a Chang Chun-hsiung, também do PDP.

O novo primeiro-ministro taiuanês, acadêmico de 65 anos e considerado um tecnocrata, prometeu dar prioridade à revitalização da economia da ilha com um Governo de "especialistas".

"O povo quer resultados imediatos e tentaremos atingir esse objetivo", disse.

Liu é doutor em Química pela Universidade de Toronto e foi vice-primeiro-ministro, ministro de Transporte e de Comunicações e reitor da Universidade Soochow, em Taipé.

Ma Ying-jeou derrotou nas eleições presidenciais de 22 de março o candidato do PDP, Frank Hsieh, por uma margem de 16,9% dos votos.

Para muitos analistas da ilha, a vitória de Ma representa uma segunda transição do poder em Taiwan, similar à protagonizada por Chen Shui-bian em 2000, que pôs fim a mais de 60 anos de Governos do KMT. EFE flp/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG