formará Governo o mais rápido possível - Mundo - iG" /

Presidente do Zimbábue afirma que formará Governo o mais rápido possível

Harare, 10 nov (EFE).- O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, afirmou hoje à emissora estatal que formará o Governo o mais rápido possível apesar da recusa do líder da oposição, Morgan Tsvangirai, de aceitar a proposta de compartilhar o Ministério do Interior.

EFE |

Na reunião de ontem da Comunidade para o Desenvolvimento da África Meridional (SADC), a organização propôs que oposição e Governo se encarreguem conjuntamente da pasta do Interior, mas Tsvangirai disse que seu partido, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC), não aceitaria esta decisão.

No entanto, o líder da facção minoritária do MDC, Arthur Mutambara, anunciou pouco depois que respeitaria "a proposta do SADC" e criticou a atitude de Tsvangirai.

A postura de Mutambara levou alguns comentaristas a afirmarem que, agora, Mugabe poderia "forma o Governo com o líder da facção minoritária do Movimento para a Mudança Democrática".

Para Ernest Masunungure, professor da Universidade do Zimbábue e analista político, o conflito entre Mugabe e Tsvangirai está em um beco sem saída "e no final quem continuará sofrendo são os zimbabuanos".

O pacto assinado no dia 15 de setembro contempla Mugabe como presidente do Zimbábue, enquanto Tsvangirai ocuparia o cargo de Primeiro-ministro e Mutambara seria um dos dois vice-primeiros-ministros. EFE sk/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG