Presidente do Uruguai estreita laços econômicos com Coréia do Sul

SEUL - O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, concluiu hoje sua agenda oficial na Coréia do Sul, onde apresentou o Uruguai como um país de oportunidades para o investimento e estreitou os laços de cooperação econômica e comercial.

EFE |

Vázquez, que chegou sábado a Seul procedente da Suíça, destacou hoje a importância do Mercosul como um dos atrativos de investimento em seu país.

Durante um fórum econômico entre Uruguai e Coréia do Sul organizado hoje, Vázquez classificou seu país como uma economia equilibrada que tem "profundo respeito" aos contratos e às obrigações.

"O Uruguai oferece uma programação de macroeconomia equilibrada, firme, consistente e segura", declarou Vázquez.

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Coréia do Sul, Sohn Kyung-shik, disse que há muitas possibilidades de ampliar o comércio bilateral com o Uruguai, ao considerar o país sul-americano um país rico em recursos agrícolas e pesqueiros.

Sohn acrescentou que o Uruguai goza de uma boa situação logística como porto de entrada para a América Latina.

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria sul-coreano aproveitou o evento de hoje para pedir o apoio do Governo do Uruguai para a consecução de um Tratado de Livre-Comércio entre o Mercosul e a Coréia do Sul.

Segundo Vázquez, as relações econômicas entre Uruguai e Coréia do Sul estiveram entorpecidas como conseqüência das crises econômicas que os dois países sofreram no passado.

No entanto, o presidente uruguaio disse que as relações comerciais entre os dois países melhoraram, mas ainda há muito que fazer.

De fato, potencializar o comércio entre os dois países era um dos principais objetivos da visita de Vázquez - a primeira viagem oficial de um chefe de Estado uruguaio à Coréia do Sul desde o início das relações diplomáticas entre Montevidéu e Seul, em 1964.

O presidente do Uruguai e sua comitiva viajam amanhã de volta a Montevidéu, após concluir, em Seul, a última escala de um giro internacional por Israel, Suíça e Coréia do Sul.

Leia mais sobre Uruguai , Coréia do Sul

    Leia tudo sobre: coréia do suluruguai

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG