suspender relação com Chávez - Mundo - iG" /

Presidente do Senado pede Morales para suspender relação com Chávez

La Paz, 9 mai (EFE).- O titular do Senado da Bolívia, o opositor Oscar Ortiz, pediu hoje ao presidente Evo Morales para suspender sua relação com seu colega da Venezuela, Hugo Chávez, que se declarou culpado de ingerência nos assuntos internos deste país.

EFE |

"Se resta um pouquinho de dignidade em nosso presidente, ele tem que pelo menos suspender a relação com um país que ameaça trazer militares (à Bolívia)", comentou Ortiz aos jornalistas, depois de se reunir em La Paz com a Secretária de Estado da Espanha para região ibero-americana, Trinidad Jiménez.

"Se o povo decidir revogar o mandato de Morales, Chávez não tem que vir com seus militares para mantê-lo", argumentou.

As declarações de Ortiz, que pertence à aliança conservadora Poder Democrático e Social (Podemos), fazem referência ao referendo que Morales aceitou se submeter para definir seu mandato, o de seu vice-presidente, Álvaro García Linera, e o dos nove governadores do país.

Esse referendo pode se transformar no fim da crise política vivida pela Bolívia há meses pelo enfrentamento entre o projeto de reformulação constitucional que impulsiona Morales e os processos autônomos de várias regiões opositoras, lideradas pela rica Santa Cruz.

O governante venezuelano reiterou na quinta-feira que não ficará "de braços cruzados" se "o império" (se referindo aos EUA) e seus aliados conseguirem dividir a Bolívia e se declarou culpado antecipadamente de ingerência nos assuntos internos desse país.

"Podem me acusar de ingerência de uma vez; me declaro culpado de uma vez", declarou Chávez.

O ministro de Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, comentou hoje em La Paz que não escutou "pessoalmente" as declarações de Chávez e se limitou a ressaltar que o Governo Morales defende a "não ingerência" e o "respeito à soberania" dos povos. EFE mb-az/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG