Presidente do Senado mauritano é nomeado chefe de Estado

Nuakchott, 16 abr (EFE).- O presidente do Senado mauritano, Ba Mamadou dit MBaré, foi designado pelo autoproclamado Conselho Constitucional do país como presidente da República até a realização das eleições presidenciais, em 6 de junho.

EFE |

M'Baré se transforma, assim, no primeiro mauritano de raça negra, minoritária no país, a chegar à Chefia de Estado.

A oficial "Agência Mauritana de Informação" ("AMI") informou hoje que o secretário-geral do Conselho Constitucional informou a M'Baré sobre sua designação esta noite, pouco depois de o chefe da Junta Militar, Mohammed Ould Abdelaziz, divulgar a renúncia para se apresentar como candidato às eleições.

A mensagem transmitida pelo Conselho Constitucional a M'Baré diz: "Tenho a honra de transmitir-lhe uma cópia da decisão número 2009/04, com data de 15 de abril de 2009, adotada pelo Conselho Constitucional e relativa a sua designação no cargo de presidente da República, para tramitar os assuntos correntes, conforme o artigo 40 da Constituição".

A resolução é assinada pelo presidente do Conselho Constitucional, Abdellahi Ould Ely Salem, segundo a agência "AMI".

M'Baré deverá dirigir o país até as eleições de 6 de junho, às quais Abdelaziz se apresentará, mas não a Frente Nacional de Defesa da Democracia, opositora às autoridades golpistas que chegaram ao poder após o levante militar de agosto do ano passado. EFE mo-er/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG