autogolpe de Morales - Mundo - iG" /

Presidente do Senado Boliviano pede mediação que freie autogolpe de Morales

Santiago do Chile, 15 set (EFE).- O presidente do Senado da Bolívia, o opositor Óscar Ortiz, pediu hoje no Chile a mediação da comunidade internacional para interromper o conflito em seu país, pois na sua opinião existe o risco de o presidente Evo Morales dar um autogolpe de Estado.

EFE |

"Na Bolívia não há perigo de golpe de Estado, o que há é perigo de 'autogolpe' cada vez que o presidente (Evo Morales) atropela o Congresso Nacional batendo nos parlamentares da oposição e aprovando leis apenas entre (legisladores) governistas", declarou Ortiz em entrevista coletiva.

O presidente do Senado da Bolívia, que se reuniu hoje na capital chilena com seu colega Adolfo Zaldívar, dirigiu uma carta à presidente da União de Nações Sul-americanas (Unasul), a chilena Michelle Bachelet.

A carta foi entregue por meio do cônsul boliviano, Freddy Bersatti, já que Chile e Bolívia não têm relações diplomáticas.

Ortiz pediu que na cúpula extraordinária de celebra hoje em Santiago o grupo sub-regional trate da crise em seu país e adote uma "postura equilibrada".

"Uma resolução equilibrada implica uma mediação internacional na Bolívia, que ajude a estabelecer um projeto de Constituição verdadeiramente democrático que garanta os direitos de todos os cidadãos e possa ser aceito pelo conjunto dos departamentos (estados) do país", afirmou.

"Demandamos que o apoio à Bolívia não seja apenas ao presidente da República, mas também ao conjunto das autoridades eleitas democraticamente e à independência do Congresso Nacional", afirmou o presidente do Senado deste país.

Além disso, Ortiz disse que "os países sul-americanos devem ser taxativos e claros em rejeitar as ameaças do presidente (da Venezuela) Hugo Chávez de transformar a Bolívia em um novo Vietnã e de seguir fomentando o confronto e a violência entre bolivianos".

EFE mf/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG