Presidente do Parlamento iraquiano consulta o Irã sobre acordo com os EUA

Teerã, 7 out (EFE).- O presidente do Parlamento do Iraque, Mahmoud al-Mashhadani, chegou hoje a Teerã para consultar a opinião das autoridades do Irã sobre o acordo de segurança que os Estados Unidos querem assinar com o Iraque, disse o iraquiano ao chegar à capital iraniana.

EFE |

Os Governos de Bagdá e de Washington estão há vários meses negociando um acordo que regulamentará a presença das tropas americanas no Iraque depois de terminar, no final de ano, o mandato dado pelo Conselho de Segurança da ONU.

"Viajei a Teerã para saber a idéia do Irã sobre o acordo de segurança (entre Iraque e EUA)", disse Mashhadani, em declarações feitas ao chegar ao aeroporto de Teerã e reproduzidas pela agência oficial "Irna".

O Iraque e o Irã, dois países que se enfrentaram em uma guerra nos anos 80, intensificaram seus contatos por causa da visita em março a Bagdá do presidente Mahmoud Ahmadinejad, a primeira de um governante iraniano desde a guerra.

"A minuta do acordo de segurança foi entregue ao Conselho de Ministros do Iraque e, caso seja ratificado, será enviado ao Parlamento para a ratificação final", acrescentou o responsável iraquiano.

Mashhadani acrescentou que, depois do Parlamento, esta lei será enviada ao Conselho da Presidência e, se receber o sinal verde, entrará em vigor.

"Caso que este projeto não receba o acordo em alguma das partes nas fases mencionadas, então se voltará ao ponto zero", acrescentou Mashhadani.

Ao chegar a Teerã, o presidente do Parlamento iraquiano foi recebido pelo presidente da Comissão para a Segurança Nacional do Parlamento Islâmico do Irã, Alaeddin Boroujerdi, segundo imagens divulgadas pela televisão pública.

Mashhadani chegou a Teerã acompanhado por uma delegação dos membros do Parlamento do Iraque. Sua agenda inclui uma reunião com o conselho executivo da Assembléia dos Parlamentos Asiáticos, segundo fontes oficiais.

Durante sua visita, de dois dias, Mashhadani se reunirá com Ahmadinejad, com o ministro de Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, e com o presidente do Parlamento do Irã, Ali Larijani, entre outros líderes políticos. EFE msh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG