Presidente do Parlamento Europeu defende negociações entre Hamas e Fatah

CAIRO - O presidente do Parlamento Europeu (PE), Hans-Gert Pöttering, defendeu hoje no Cairo o início das negociações para alcançar a paz no Oriente Médio, e estimulou a reconciliação das principais facções palestinas, Fatah e Hamas.

EFE |

Pöttering, que viajará amanhã a Gaza no marco de uma missão que tem como objetivo reavivar o processo de paz entre israelenses e palestinos, fez as declarações em entrevista coletiva conjunta com o presidente da Assembleia Popular egípcia, Fathi Ahmed Sorour.

O presidente do Parlamento Europeu elogiou os esforços realizados pelo Egito e estimulou as autoridades do país a continuarem fazendo a mediação entre Fatah e Hamas para conseguir sua reconciliação.

Embora durante sua visita a Gaza Pöttering vá se reunir com representantes do Hamas, o presidente do PE assegurou na entrevista coletiva que o grupo islâmico precisa fazer parte do processo de paz, assim como Israel.

Também insistiu na necessidade de conscientizar a comunidade internacional, e, neste caso concreto, Israel, que cumpram as resoluções da ONU.

"Precisamos de uma cooperação entre culturas e todo o mundo tem que contribuir", assegurou Pöttering, que expressou esperança de que o novo Governo de Israel esteja disposto a alcançar a paz.

"Não podemos ter uma guerra a cada dois anos", afirmou, em alusão ao conflito no Líbano em 2006 e ao recente ataque israelense a Gaza.

Quanto à reconstrução de Gaza, Pöttering afirmou que "ninguém deve ficar excluído deste processo, sequer Israel".

    Leia tudo sobre: fatahhamasisrael

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG