Islamabad - O presidente do Paquistão, Asif Alí Zardari, visitará hoje o Afeganistão pela primeira vez de forma oficial para se reunir com seu colega afegão, Hamid Karzai, e discutir o terrorismo e a cooperação bilateral, segundo um comunicado do Ministério de Exteriores paquistanês.

Zardari será acompanhado pelo ministro de Exteriores, Shah Mehmood Qureshi, o titular de Interior, Rahman Malik, e o governador regional da Província da Fronteira Noroeste, Owais Ghani, segundo a nota.

Esta será a primeira visita oficial de Zardari ao Afeganistão, mas ele já se reuniu com Karzai em três ocasiões: durante a sessão de novembro da Assembléia Geral da ONU em Nova York, em um encontro trilateral com o rei de Arábia, e em outra reunião trilateral com a Turquia.

"O Governo democrático do Paquistão dá uma grande prioridade a forjar relações amistosas, cooperativas e próximas com o Afeganistão", diz a nota oficial.

Os dois países mantiveram relações difíceis em relação à luta contra a insurgência talibã, já que o Afeganistão costuma atribuir os ataques em seu território a insurgentes das áreas tribais do noroeste paquistanês, alheias ao controle do Governo.

Além disso, as duas nações mantiveram uma longa disputa em sua fronteira comum, a chamada Linha Durand, que parte em duas as áreas povoadas pela etnia pashtun, da qual tradicionalmente procedem os talibãs.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.