Presidente do Paquistão é internado em Dubai

Governo nega que Zardari tenha sofrido ataque cardíaco e diz que ele está no hospital para exames de rotina

iG São Paulo |

AP
O presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, ouve pergunta de repórter durante entrevista coletiva (15/08/2010)
O presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, foi internado em um hospital de Dubai, afirmou um porta-voz do governo nesta quarta-feira. Embora a versão oficial seja a de que Zardari, 56 anos, faz exames de rotina, há rumores de que ele tenha sofrido um ataque cardíaco leve.

“Há dois dias ele sentiu dores no peito e decidiu ir a Dubai. Depois disso, vem sendo medicado”, afirmou uma autoridade paquistanesa nos Emirados Árabe à agência Reuters, acrescentando que Zardari já havia sofrido um ataque cardíaco seis anos atrás.

O porta-voz da presidência paquistanesa, Farhatulá Babar, negou que Zardari esteja doente e garantiu que os exames já estavam programados.

"As informações de alguns meios que especulam sobre as atividades e os compromissos do presidente são imaginárias e incertas", afirmou.

Segundo a agência estatal APP, o médico pessoal de Zardari, coronel Salman, também afirmou que Zardari foi levado ao hospital para exames de rotina ligados a uma "condição cardiovascular previamente diagnosticada".

A revista americana Foreign Policy sugeriu que Zardari pode renunciar por motivos de saúde. A publicação citou como fonte uma ex-autoridade americana segundo a qual Zardari esteve "incoerente" em sua última conversa com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Ainda segundo a Foreign Policy, os EUA foram informados de que Zardari sofreu um ataque cardíaco há dois dias e foi levado para Dubai.

Apesar de o chefe do governo paquistanês ser o primeiro-ministro Yousuf Raza Gillani, Zardari tem grande influência na tomada de decisões políticas devido à sua condição de líder do partido governante, o Partido Popular.

Com Reuters e EFE

    Leia tudo sobre: paquistãozardarieuaataque cardíacodubai

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG