Presidente do México elogia visão de Obama sobre imigração

México, 16 abr (EFE).- O presidente do México, Felipe Calderón, considerou hoje muito promissor que o Governo Barack Obama tenha uma avaliação mais justa e compreensiva sobre imigração, e que, ao mesmo tempo, reconheça a contribuição que milhões de mexicano dão ao bem-estar dos Estados Unidos.

EFE |

"Dói muito aos mexicanos que muitos de nós vão aos EUA na busca de uma vida melhor e que cheguem a morrer nessa tentativa", lembrou hoje Calderón, satisfeito com o compromisso de Obama de impulsionar uma "solução integral" par imigração.

Durante um jantar oferecido por Calderón a Obama no México, o líder latino-americano reiterou que ambos os países têm capacidade para sair mais rápido da crise se caminharem juntos.

Obama, que deu tempo em sua disputada agenda para visitar antes do jantar uma parte do museu onde foi recebido por Calderón, se disse feliz com a boa recepção que encontrou no México em um momento de "desafios e oportunidades" para os dois países.

Entre os desafios comuns, o presidente americano disse estar "comprometido" com a aprovação de uma reforma migratória integral que poderia afetar quase sete milhões de mexicanos estabelecidos nos EUA de forma ilegal.

O jantar entre os dois presidentes contou com a presença de vários secretários de Estado e ministros de cada país.

Também foram convidadas figuras do mundo da cultura, como o prêmio Nobel de Literatura colombiano Gabriel García Márquez e empresários, como Carlos Slim. EFE act/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG